"Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças."
De acordo com o modelo de Integração, o aluno com necessidades especiais, precisa estar preparado para se adptar às normas e padrões, ou seja às condições da escola e de acordo com o modelo da Inclusão é a escola que precisa estar preparada para atender as condições do aluno.
Integração - onde o aluno é quem precisa se adptar à escola.
Inclusão - onde a escola está preparada para receber o aluno.
Com o modelo de Integração, não há de forma alguma o respeito as individualidades. São escolas despreparadas em todos os sentidos. Professores que são pegos de surpresa e que não sabem como agir diante de um aluno com necessidades especiais em sua sala de aula, planejamentos que não visam o respeito a singularidade do indivíduo, completamente descompromissado com o crescimento educacional deste aluno em especial, prédios sem condições físicas de atender as dificuldades deste aluno.
Com o modelo de Inclusão, o que acontece é exatamente diferente da realidade anterior, a escola tem seu espaço físico adaptado e profissionais capacitados para receber alunos com necessidades especiais. Sala de recursos para atendimento individualizado e acompanhamento profissional para auxiliar quanto as dificuldades que por ventura possam surgir.O que não pode acontecer é o professor rejeitar ou deixar de atender um aluno com necessidades especiais em sua classe, mesmo que a escola não esteja preparada para recebê-lo, pois existem leis que amparam este aluno.
O que realmente precisa ser feito com relação a esta situação é recorrer aos órgãos competentes em busca de informação e do cumprimento da lei.
Excelente texto! Muito esclarecedor! Parabéns!
ResponderExcluirParabéns pelo texto. dúvidas esclarecidas
ResponderExcluirPerfeito
ResponderExcluirTexto maravilhoso. Me ajudou muito ❤ Obrigada!
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